3 Tendências no mercado brasileiro de T.I. para 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

3 TENDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO DE T.I. PARA 2019

As carreiras na área da Tecnologia da Informação vêm sendo bastante visadas pelos profissionais antenados à era digital. Inclusive, o Brasil é o quarto maior centro de TI do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão. Para as empresas, contar com bons profissionais deste segmento passou a ser uma estratégia institucional, uma vez que colaboradores qualificados impactam na redução de custos, aumento da performance, segurança no armazenamento de dados e, é claro, máxima entrega nos resultados.

Por isso, a Alcides Maya, enquanto Instituição referência em Ensino na área de TI, compartilha com você, que vislumbra ser um profissional inovador neste ramo de atuação, três importantes insights para o mercado de trabalho em 2019:

Evolução na Proteção e Gestão de Dados

Os dados gerados entre humanos e gadgets mudaram o comportamento das empresas mais inovadoras do Brasil, pois, hoje, sabe-se que cada processo intermediado por um computador, tablet ou smartphone deixa um rastro de informação. Esta interação entre humanos e máquinas vem acontecendo em ritmo acelerado e a expectativa é que cresça ainda mais nos próximos tempos. Neste cenário, a demanda por soluções de TI que entreguem mais proteção aos dados de uma empresa precisam – e devem – aumentar. Mas proteger, apenas, não é suficiente: é necessário garantir que as informações sejam facilmente recuperadas diante de imprevistos. Além disso, é importante flexibilizar a migração dos dados para qualquer outro ambiente, o que requer auxílio de tecnologias como a Inteligência Artificial e Machine Learning para prever ações, comportamentos e soluções em operações simplificadas.

Maturidade da Hiperconvergência:

Até alguns anos atrás, uma boa solução em TI era saber “montar” a composição ideal entre hardware e software de um data center, optando pelos melhores fabricantes de cada ítem. Uma ação que demandava tempo excessivo e resultava numa arquitetura complexa, criando verdadeiros “franksteins” nos sistemas de armazenamento de dados das empresas.

Mas o mercado brasileiro mudou e, agora, a hiperconvergência ganha um novo momento no país, destacando-se, obviamente, por suas vantagens e simplicidade. Estruturas hiperconvergentes fornecem a máxima performance em redução de custos com data center. Essa solução mais moderna de arquitetura oferece uma estrutura completa e virtualizada de TI, numa sinergia entre os ativos de rede, hardwares, softwares de alta performance e sistemas de segurança da informação. Ou seja, a tendência da hiperconvergência se instala definitivamente como a possibilidade do amadurecimento na era da nuvem, em que os principais dados de uma empresa estão hospedados junto ao sistema de “Cloud.” Isso gera resultados de TI mais modernos, ágeis, homogêneos (adeus frankstein) e, sobretudo, confiáveis.

Privacidade é prioridade

Em virtude da nova Lei de Proteção de Dados Pessoais no Brasil, as empresas passam a dar prioridade à proteção de dados de seus clientes ou usuários. Assim, diante da possibilidade do risco cibernético e das multas decorrentes desta nova regulamentação, mais uma vez os profissionais de TI capacitados tornam-se indispensáveis dentro das organizações.

Os desafios que as empresas e os profissionais enfrentarão, ao tentar integrar estas práticas de privacidade às aplicações existentes, serão significativos. As empresas precisarão de soluções de gerenciamento de dados automatizadas, baseadas em resultados e inteligência artificial para enfrentar tais desafios, caso desejem implementar políticas robustas de privacidade de dados sem sacrificar a produtividade ou a agilidade.

A área da Tecnologia de Informação é uma das mais promissoras do futuro. Se você deseja ser um bom profissional, fique ligado nas novidades e nas tendências deste mercado, contando sempre com a Alcides Maya, que é referência de Ensino no segmento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *