Computadores quânticos: as “Ferraris” da nova indústria da informática

Tempo de leitura: 2 minutos

Computadores quânticos: as “Ferraris” da nova indústria da informática

Hype ou realidade? Os computadores quânticos – promessa high tech na trilionária indústria da computação – pretende revolucionar a maneira como usaremos e trabalharemos com computadores no futuro.

Basicamente, no computador quântico, o processador (ou “cérebro” da máquina) não é formado por chips, como acontece nos modelos atuais, mas por átomos que interagem entre si interpretando as informações e realizando cálculos – infinitamente mais rápido de como fazem hoje. Por isso, eles são popularmente conhecidos como as “Ferraris” do universo da Informática.

No último Web Summit – mais importante evento do mundo voltado à Tecnologia de Informação – a IBM levou o seu IBM Q, um protótipo de dispositivo que pode revolucionar e criar um novo marco na trajetória do processamento de dados. Isso acende um alerta vermelho nas grandes corporações multinacionais de informática, que trabalharão incansavelmente neste novo formato de computadores, movimentando a corrida pelo domínio do mercado.

No entanto, mesmo com o assunto em alta no universo info-tecnológico, o futuro dos computadores quânticos ainda é desconhecido. Não existem dados consistentes sobre como serão fabricadas as máquinas, uma vez que não sabemos como será produzido o hardware (tela, mouse e teclado). Até então, os cientistas, engenheiros e programadores estão mais interessados e focados no software, ou seja, em desenvolver o processadores que cumpram a promessa desta revolução.

Mas afirmamos, sim, que a nova tecnologia deve aquecer e turbinar as pesquisas de dados, impactando diretamente no dia-a-dia de usuários e profissionais da área da Tecnologia da Informação nos próximos 10 a 20 anos.

Os principais desafios? Garantir a cibersegurança e a proteção da informação, acelerar processos e aumentar vertiginosamente os resultados dentro das empresas.

A Alcides Maya é referência no Ensino nas áreas da TI, por isso sempre busca compartilhar o conhecimento com seus alunos. Se você deseja se tornar um profissional qualificado e bem posicionado no mercado de trabalho, busque por um dos nossos Cursos Técnicos.

Manifeste interesse pelo https://pages.alcidesmaya.com.br/cursos-tecnicos-alcides-maya? fbclid=IwAR14gZqcCkFIQ_qOdYkYBWU38e9ctnMEh_m_CLbfqVMLZjZSY0oQC8uD_WM e vá mais além na busca pelos seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *