Início do Conteúdo

ENADE

 O que é o ENADE?

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho dos graduandos em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Qual o objetivo do ENADE?

Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá colar e receber o Diploma.

Quem deve participar e realizar o ENADE?

Estão habilitados ao ENADE 2017 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (curso selecionado pelo MEC para avaliação em 2017). No entanto, em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26/11/2017.

O que se entende por "Ingressantes"?

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados, e que tenham de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do ENADE 2017. Lembrando que os ingressantes não precisam fazer a prova.

O que se entende por "Concluintes"?

Estudantes concluintes são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do ENADE 2017. Ou seja, mesmo que a formatura seja no 1º semestre de 2018 há a possibilidade do aluno ser concluinte.

Quando será realizado o ENADE 2017?

Os estudantes que participarão da prova (somente os concluintes) deverão apresentar-se no local definido pelo IINEP, às 12h15 do dia 26 de novembro, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação. A prova terá início às 13:30h e não será permitida a entrada no local após esse horário. A participação no ENADE 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2017, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório). A não participação no ENADE 2017 somente poderá ser regularizada em 18/2, através da inscrição, por parte da coordenação, de aluno irregular.

Qual a importância em obter um bom desempenho no ENADE?

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

 

Orientações - ENADE 2017

 

Portal ENADE - Cadastro do Estudante