Início do Conteúdo

Institucional

A Alcides Maya Tecnologia  Faculdade, Cursos Técnicos e de Extensão 100% TI  é uma instituição com uma proposta pedagógica inovadora, referência pela qualidade de ensino na área da tecnologia da informação.

Com 50 anos de história, a instituição trabalha com aprendizado prático e com foco no mercado de trabalho, o que a destaca como líder na colocação de profissionais em diferentes oportunidades da área de tecnologia da informação (TI). Priorizamos aulas nos diversos laboratórios, visando a formação real e atualizada e professores que têm experiência de mercado. Além disso, disponibilizamos equipe de assessoramento para colocação do aluno no mercado de trabalho através do Programa Mais Estágio Mais Emprego.

Alguns de nossos objetivos são a formação prática, a inserção no mercado de trabalho para técnicos, a promoção de cursos de extensão visando o aperfeiçoamento de quem precisa marcar presença nos espaços comerciais que ocupa, além de crescimento para o profissional de TI nas graduações de Redes de Computadores ou Sistemas para Internet. Ainda neste ano, inicia nosso projeto de pós-graduação, em três áreas de alta demanda.

Como ferramentas de apoio, são disponibilizadas a plataforma Moodle. Ainda, parcerias com gigantes da TI, como Microsoft, Cisco e HP nos ajudam a manter a estrutura completamente alinhada com as necessidades sinalizadas pelo mercado corporativo.

História

Conheça através da linha do tempo abaixo alguns fatos importantes da história da instituição:

1967

Início de tudo

Criada a escola Alcides Maya idealizada pela professora Dora Eizerik com a proposta de formação básica de adultos e jovens através de cursos de madureza conhecidos hoje como EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Anos 70 e 80

Cursos de educação continuada

Ao longo destes anos foram sendo criados novos cursos voltados a educação continuada como de inglês, português e preparatórios para concursos.

1992

Cursos básicos de informática

Início da oferta de cursos básicos na área de informática, bem como cursos In Company.

1997

Primeiro curso técnico

Surge a primeira oferta do curso técnico em informática, que foi reconhecido neste mesmo ano pelo CEED/RS em caráter nacional.

Anos 2000

Primeiros cursos de especialização

Surgem os cursos de especialização para permitir uma educação continuada nas áreas específicas de redes e web. Os cursos foram reconhecidos em caráter nacional pelo CEED/RS em 2003.

Conheça os nossos cursos de pós-graduação:

Novo curso técnico

Surge um novo curso técnico de Gestão Empresarial com a capacidade de aliar as ferramentas de tecnologia da informação aos conceitos de gestão aplicados em diferentes áreas.

2011

Plano de Desenvolvimento Institucional

Criado o primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para sustentar um projeto acadêmico contemporâneo e dotado de ferramentas que permitam um planejamento institucional eficaz.

2012

Mudança no curso técnico de Gestão Empresarial

O curso técnico de Gestão Empresarial passa a nominar-se curso técnico em Administração com ênfase em TI após ser aprovado pela SEC/RS.

Surge a faculdade com dois novos cursos

Surge a Faculdade Alcides Maya, aprovada pelo MEC, ofertando os cursos:

Valores institucionais

É com um currículo de 50 anos de ensino, e com a certeza de estar cumprindo diariamente sua missão que a Alcides Maya Faculdade e Escola de Tecnologia,vem desenvolvendo sua missão principal: preparar profissionais qualificados para atender as demandas do mercado, garantindo empregabilidade e conquista de renda com dignidade e eficiência.

Além dos projetos de formação e de qualificação profissional através da Central de Estágios e Empregos, que faz a inclusão do jovem no mercado de trabalho, buscamos desenvolver o espírito solidário e participativo dentro da comunidade, envolvendo nossos alunos, nosso quadro de colaboradores, seus familiares e a comunidade escolar em geral.

Temos cumprido uma etapa importante para a vida desses estudantes e podemos atestar aqui milhares de casos de absoluto sucesso, resultado dos conteúdos e do formato dos nossos cursos, unidos com a vontade e a perseverança dos alunos.

Missão

Promover conhecimento, inovação, formação acadêmica e desenvolvimento profissional em atividades de ensino, extensão e pesquisa na área de Tecnologia da Informação.

Visão

Até 2020, ser reconhecida pela comunidade e pelo mercado de trabalho como instituição de referência em qualidade de ensino, inovação, sustentabilidade e formação profissional na área de Tecnologia da Informação.

Princípios

  • Oferecer ensino de qualidade, sem discriminação de qualquer natureza
  • Criar, preservar, organizar e transmitir o saber e a cultura por meio do ensino, da pesquisa e da extensão
  • Manter uma gestão democrática e transparente
  • Formar cidadãos capacitados para o exercício da investigação e das diferentes profissões
  • Privilegiar e estimular o crescimento e o desenvolvimento profissional dos estudantes
  • Proporcionar meios para a atividade intelectual e a reflexão crítica continuada sobre a sociedade brasileira, defendendo e promovendo a cidadania, os direitos humanos e a justiça social

Valores organizacionais

  • Ética: buscar sempre a verdade, a transparência e o senso de justiça
  • Responsabilidade: incentivar a responsabilidade no exercício dos direitos e no cumprimento das obrigações
  • Solidariedade: estabelecer princípios de dedicação e comprometimento, priorizando a cooperação
  • Sustentabilidade: garantir a formação integral do educando, a docência competente e moderna, buscar a infraestrutura apropriada e a inovação para alcançar o crescimento sustentado e garantir o futuro da instituição
  • Dialogicidade: oferecer educação como prática de liberdade, gerar ciclos de novas possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional bem como promover a empregabilidade, crescimento pessoal e institucional
  • Cidadania: incentivar a consciência social e a responsabilidade pessoal a serviço da comunidade

Acessibilidade

Acessibilidade

Os colaboradores da Faculdade e Escola de Tecnologia Alcides Maya, possuem experiência para dedicar toda a atenção necessária aos alunos e visitantes com necessidades especiais. Junto a isso, a instituição disponibiliza uma infraestrutura adequada que conta com elevador especialmente equipado para cadeirantes, banheiros adaptados, além de mobiliários presentes nos ambientes de aprendizagem

Responsabilidade social

Projeto Pescar

Na esteira de uma cultura que vem desde a concepção da Faculdade e Escola de Tecnologia Alcides Maya, a instituição adota como diretriz básica de atuação contribuir para a concretização dos direitos humanos junto à sociedade, em especial, às classes historicamente menos favorecidas. Tem ainda como prioridade a realização de projetos que permitam o acesso à justiça em seu sentido mais amplo - da qualificação técnica à empregabilidade para todas as faixas etárias, com foco na área da Tecnologia da Informação, sem esquecer a formação integral do "ser humano" mais completo e em condições de atingir suas expectativas de vida.

Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de cursos e programas de extensão (ex: Projeto PESCAR – iniciativa mantida por empresas, sem fins lucrativos, com a intenção de preparar jovens de baixa renda para inclusão social e no mercado de trabalho), assim como diversas palestras e workshops gratuitos, abertos ao público em geral. Estas iniciativas têm por objetivo trabalhar uma perspectiva interdisciplinar e integrada com o ensino e a pesquisa.

Responsabilidade ambiental

Meio Ambiente

Ao desenvolver suas ações, a Faculdade de Tecnologia Alcides Maya busca o amadurecimento da consciência das pessoas envolvidas e observa os seguintes compromissos:

-Desenvolver programas e ações que visam à preservação do meio ambiente e da qualidade de vida;

-Capacitar, reeducar e conscientizar para a busca da melhoria contínua, de forma a garantir um meio ambiente saudável e disponível para as futuras gerações;

-Reutilizar ao máximo os materiais, adiando sua reciclagem ou disposição final, reduzindo continuamente o desperdício de energia e de recursos naturais.

Políticas da Faculdade Alcides Maya

POLÍTICA DE ENSINO PARA A GRADUAÇÃO

A política de ensino da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya para a Graduação compreende o firme propósito de desenvolver para os estudantes uma base sólida de formação, qualificação e desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, no intuito de contextualizar o ensino às realidades social, cultural, profissional e psicológica, a fim de formar cidadãos críticos, éticos e atuantes nesses respectivos entornos, de forma autônoma e responsável, bem como mão-de-obra qualificada.

Fundamentado nesta premissa, o ensino pretende alcançar a unidade necessária e imprescindível à construção de uma identidade acadêmica própria, de acordo com padrões de otimização interna de todos os seus segmentos, a partir da diversificação natural de suas especificidades.

O grande desafio está na permanente reconstrução e redefinição de conceitos e linhas de ação, que precisam estar aliados à constante inovação e à implementação de novas práticas.

POLÍTICA DE ENSINO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

Faz parte da crença da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya que o processo de Educação superior continuada se constitui em uma excelente oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento profissional. Nesse contexto, a Pós-Graduação lato sensu que pela sua natureza abrange os cursos de aperfeiçoamento e de especialização, tem a finalidade de aprofundar os conhecimentos obtidos na Graduação para um melhor preparo do estudante com vistas ao mercado de trabalho e iniciar a vida acadêmica na docência.

Com foco em Tecnologia da Informação, a Pós-Graduação na Faculdade de Tecnologia Alcides Maya enfatiza a aquisição de conhecimentos e habilidades especializados e aprofundados, porém restritos a um objeto específico que possa capacitar um agente a lidar melhor com esse objeto.

A Resolução CES/CNE no 1 de 8 de junho de 2007 – estabelece as normas para o funcionamento dos cursos de Pós-Graduação lato sensu – dá autonomia para que a Faculdade de Tecnologia Alcides Maya ofereça cursos de especialização independente de autorização para funcionamento, bem como do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento (como ocorre para os cursos de mestrado e doutorado).

POLÍTICA DE ENSINO PARA A EXTENSÃO

Além dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, a Faculdade de Tecnologia Alcides Maya também oferece cursos de Extensão para seus estudantes ou profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos e reforçar as suas redes de contato no mercado de trabalho. Trata-se de um conjunto de cursos de curta e/ou média duração concebidos para se adequar às necessidades específicas de profissionais, graduados ou não, bem como para estudantes que buscam aprofundar seus conhecimentos em determinado área da Tecnologia da Informação.

Destaca-se que a Extensão não é, necessariamente, uma Pós-Graduação, uma vez que a oferta ocorre tanto para alunos formados como para os que estão em formação. Ou ainda, para pessoas que sequer estejam cursando o ensino superior. Logo, diferente dos demais cursos, a Extensão não tem como pré-requisito a graduação em curso superior.

A Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino com a ação transformadora da sociedade. É uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade, a oportunidade de elaboração e construção de um conhecimento acadêmico.

POLÍTICA DE ENSINO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Apresentadas em múltiplos formatos, são definidas como um conjunto de práticas acadêmicas de livre escolha dos estudantes que não estão incluídas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas do currículo pleno do curso.

A carga horária mínima prevista para as atividades complementares consta da matriz curricular curso, a qual deve ser cumprida ao longo do mesmo a partir do primeiro semestre.

Para a obtenção da certificação de conclusão é imprescindível sua integralização até o término do curso. Recomenda-se o cumprimento gradativo da carga horária das atividades complementares ao longo dos semestres, a partir do primeiro.

Os documentos comprobatórios das atividades complementares devem ser entregues pelos estudantes na Secretaria da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya por meio de cópia simples acompanhada do documento original. A cópia simples deve ser conferida no ato com o documento original e autenticada. Nesse sentido, o documento original é devolvido ao estudante imediatamente após conferência.

A validação e controle das atividades complementares são atribuições da Coordenação de Ensino, a quem cabe processar o registro preliminar dessas atividades e após, promover o encaminhamento à Secretaria. As ocorrências (anotações) correspondentes à participação comprovada devem ser efetuadas no registro individual do estudante em questão para fins de histórico escolar, assim como os documentos comprobatórios devem ser arquivados na sua respectiva pasta, até a obtenção do grau de Tecnólogo.

POLÍTICA DE ESTÁGIO

A inserção do estudante do mundo do trabalho é um dos pilares que alicerça a essência de ser da Mantenedora. O que se reflete, naturalmente, em todas as políticas de ensino da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya.

Em que pese as atividades de estágio não serem de caráter obrigatório e passivas de qualquer tipo de avaliação, o mesmo é visto como uma oportunidade de integração do estudante com o mercado, visto que além de permitir o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, promove o contato com a realidade do mundo do trabalho onde o mesmo poderá identificar, pesquisar, experimentar, diagnosticar e apresentar soluções para os problemas observados.

Em sintonia e amparado pela devida orientação e supervisão, ao longo do desenvolvimento do estágio ser direcionado para uma análise crítica e contextualizada da dinâmica da prática profissional.

POLÍTICA DE GESTÃO

A busca incessante pela competitividade e da produtividade também faz parte do cenário da Educação e encontrar estratégias, processos e informações para atuar em um mercado cada vez mais competitivo em nível de excelência é condição primordial para a manutenção e desenvolvimento. Nesse novo ambiente, a Faculdade de Tecnologia Alcides Maya profissionalizou suas coordenações e abriu novas frentes de trabalho. Da mesma forma empreende uma busca constante da melhoria contínua em sua área de atuação através da formação e consolidação das competências de seus discentes e da qualidade em seu processo de ensino.

O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, considerando as condições internas e externas de uma organização, sua evolução esperada, bem como um conjunto de premissas básicas a serem respeitadas para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Para sua concepção a Faculdade de Tecnologia Alcides Maya envolve os gestores de todos os níveis organizacionais, os quais formulam e implementam as metas e objetivos necessários que permitam prever o futuro da instituição, essencial para o sucesso pretendido.

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Faculdade de Tecnologia Alcides Maya mantém documentada e aprovada uma Política da Qualidade, que suporta e define os objetivos para o Sistema de Gestão da Qualidade, a qual é comunicada e entendida em todos os níveis da Organização. Nesse sentido tem como foco a promoção de serviços de apoio às atividades que buscam a satisfação dos estudantes, colaboradores e demais partes interessadas, através do aprendizado organizacional, da melhoria contínua e do respeito aos princípios legais, a fim de contribuir para o alcance dos objetivos e da construção dos conhecimentos.

Parceiros

Conheça alguns dos parceiros da instituição.

Ebooks sobre o mercado de TI