Início do Conteúdo

Pós-Graduação em Desenvolvimento para Dispositivos móveis

Tipo de graduaçãoPós-graduação

Carga horária370 horas

Duração do cursoAproximadamente 18(dezoito) meses - Um ano e meio

Turnos das aulasSomente aos sábados

ModalidadePresencial

Seja informado sobre a próxima edição do curso:

Registre seu interesse

Público Alvo

Profissionais portadores de diploma de curso superior na área de Informática, Ciências da Computação, Engenharia de Software e/ou afins, atuantes no mercado de desenvolvimento de software.

Justificativas

De acordo com Aloizio Araujo, membro da equipe da TI Especialistas e consultor em desenvolvimento mobile, a demanda por recursos tecnológicos que proporcionem maior praticidade e agilidade na realização de tarefas cotidianas (em casa, no trabalho, nos momentos de lazer ou até mesmo no trânsito) tem exigido dos fabricantes de eletrônicos portáteis como celulares, tablets, smartphones, Personal Digital Assistants (PDAs) uma superação cada vez maior nos quesitos criatividade e inovação. Nesse contexto, outras tecnologias foram agregadas a estes dispositivos, tais como 3G/4G, GPS, Wi-Fi e outras, que permitiram aos usuários inúmeras possibilidades de utilização, ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas.

De acordo com ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) foram registrados até setembro de 2016 mais de 252 milhões de celulares e densidade de 121,64 cel/100 hab.

Um estudo patrocinado pela Unisys Corporation e conduzido pela International Data Corporation (IDC), mostra que no Brasil, 37% dos chamados trabalhadores de informação, ou iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação diariamente...) utilizam um smartphone para acessar aplicações de negócios nas suas empresas. O que faz do Brasil um dos líderes neste tipo de usabilidade no trabalho.

No mercado corporativo a utilização do conceito de mobilidade também está em plena expansão o que determina que diversas empresas estejam em busca de metodologia e recursos para incorporar aplicações móveis a seu dia-a-dia, ou seja, um evidente esforço de uma “força de trabalho móvel” para agilizar os negócios e integrar as aplicações móveis com os sistemas de back-end.

Objetivos do curso

Gerais

  • Qualificar profissionais e estudantes para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (smartphones, tablets e wearables de última tecnologia) alicerçados em sistema operacional Android, a fim de que possam atuar no mundo do trabalho de forma produtiva e competitiva..

Específicos

  • Desenvolvimento de aplicativos utilizando componentes visuais do Android;
  • Criação de aplicativos com suporte nativo a banco de dados;
  • Desenvolvimento de aplicativos que utilizam localização e mapas;
  • Criação de aplicativos que se comunicam com a Web e utilizam o paradigma de computação na nuvem;
  • Desenvolvimento do design da aplicação em conformidade com a especificação do material design;
  • Criação de aplicativos que consideram os conceitos de User Experience – UX;
  • Criação de design de interface gráfica, respeitando as diferenças entre smartphones, tablets e wearables;
  • Construção de aplicações que utilizam o conceito de internet das coisas e sistemas distribuídos;
  • Aplicação dos conceitos de Big Data e Smart Cities no desenvolvimento de aplicativos;
  • Desenvolvimento de aplicativos Android com ênfase em segurança e desempenho.

Ebooks sobre o mercado de TI