Início do Conteúdo

Biblioteca

 

 

APRESENTAÇÃO

            Idealizada e criada por Dora Eizirik, a Escola Alcides Maya iniciou suas atividades no ano de 1967, inicialmente com a proposta de oferecer formação básica de adultos e jovens – EJA.

         A Biblioteca, ao ser constituída, recebeu a denominação “Biblioteca Dora Eizirik” como uma homenagem à fundadora da escola. Organismo imprescindível para o desenvolvimento científico das atividades da Instituição foi criada segundo as necessidades do meio. Tem como finalidade oferecer suporte informacional aos programas de pesquisa ensino e extensão. Seu objetivo é garantir a estudantes, professores e colaboradores subsídios na realização de seus trabalhos como instrumentos dinâmicos de educação, em sintonia com a formação integral dos cidadãos.

Tem como recurso para desenvolver as atividades que lhe são pertinentes o software TOTVS - que disponibiliza opções que atuam como aspectos fundamentais para o dinamismo da gestão da biblioteca, dentre as quais citamos: controle de empréstimo e devolução, consulta por título, autor e assunto, relatórios estatísticos, ampla planilha de catalogação que segue os padrões biblioteconômicos, cujos itens estão de acordo com a AACR2(Código de Catalogação Anglo Americano) e a CDU - Classificação Decimal Universal. Os periódicos também seguem os mesmos padrões de catalogação, e consultas ao CCN – Catalogo Coletivo Nacional, ligado ao IBICT.

SERVIÇOS

Dentre os serviços oferecidos pela biblioteca destaca-se:

Empréstimo domiciliar – O serviço de empréstimo domiciliar está disponível para usuários com vínculo ativo na AMTEC-TECNOLOGIA

 - Discentes

- Docentes

-Colaboradores

 

·         Acesso à Internet  oferecido, prioritariamente, à comunidade acadêmica, devendo os computadores serem utilizados, exclusivamente, para fins científicos.

·         Pesquisa bibliográfica e auxilio ao usuário – possibilita a comunidade acadêmica o  acesso e uso dos recursos informacionais disponíveis na biblioteca, nos formatos impresso e digital.

·         Orientação à normalização – orienta o usuário quanto a aplicação de normas técnicas adotadas para padronização de trabalhos acadêmicos e outras publicações técnico-cientificas.

·         Capacitação para pesquisa em bibliotecas virtuais – visa desenvolver nos usuários habilidades necessárias para pesquisa em periódicos eletrônicos e bases de dados.

·         Comutação bibliográfica – instrução quanto à utilização do serviço de comutação bibliográfica.

·         Intercâmbio entre bibliotecas –  materiais disponíveis em outras bibliotecas, auxilia o usuário na recuperação da informação.

 

Gerenciador de referência EndNote web

 

   Gerenciador de referências gratuito, que permite o armazenamento e a organização de referências e citações. São aplicativos que permitem que o pesquisador arquive e gerencie suas referências e gere listas ao final de seus textos, com base nas citações realizadas.

 

 

 

Mecanismo online para elaborar referências

 

MORE é uma ferramenta gratuita para confecção de referências no formato ABNT, para livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

 

FACILIS http://facilis.uesb.br/

 

NORMAS GERAIS
- Para utilizar a biblioteca o usuário devera guardar seu material nos guardas volumes.
- Materiais de consulta local e referência não sairão da biblioteca.
- Para retirada de materiais é necessário não ter débitos com a biblioteca e portar o cartão de identificação ou documento de identidade.

- O controle da data de devolução dos empréstimos realizado na biblioteca e é de responsabilidade do usuário.

- A taxa por atraso será cobrada na entrega do material.

 

Espaço Físico

O espaço também contempla área para estudos individuais e para trabalhos em grupo, tudo com o ambiente propício para os estudos e com funcionário para auxiliar nas consultas   

 

EQUIPE

 Joceli Muller -  Bibliotecária

Maria Romilda Antunes - Assistente de Biblioteca

 

Horário de Funcionamento

 Segunda-feira à sexta-feira, das 11h15min às 21h15min, com intervalo das 16h às 17hs .

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Tel.32548330

EMAIL biblioteca@alcidesmaya.com.br

 

Acervo Virtual

A Biblioteca virtual se apresenta como uma alternativa para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de maneira globalizada, qualitativa, pertinente e racional. Nesse intuito, encontra-se a disposição a plataforma  digital Sagah, que   é um  recurso de aprendizagem  utilizado para contextualizar a teoria com a prática. Com isto, o aluno consegue fazer associações dos conteúdos estudados com a prática de sua profissão. O objetivo de aprendizagem deste recurso é fazer com que o aluno vá além dos conteúdos previamente selecionados para ele.

A Biblioteca digital Sagah, pertence ao Grupo A, que desde 1973 se dedica à publicação de livros destinados ao público acadêmico, técnico e profissional. Com 40 anos de experiência no mercado editorial, estas são as características que garantem a excelência do catálogo que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento.

https://sagah.blackboard.com/webapps/login/

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

RBCA Revista Brasileira de Computação Aplicada - seer.upf.br/index.php/rbca

RIA Revista de Informática Aplicada - http://ria.net.br/index.php/ria

Revista Segurança Digital - http://segurancadigital.info/pagina-inicial;

Revista de Ciência & Tecnologia -  http://www.unimep.br/phpg/editora/mostrapagina1.php?ed_pagina_nome=rev_rct

Revista Computação Brasil (SBC – Sociedade Brasileira de Computação)  http://www.unimep.br/phpg/editora/mostrapagina1.php?ed_pagina_nome=rev_rct.

Scientia Tec - https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec

 

 

FONTES NACIONAIS DE INFORMAÇÃO

https://minhabiblioteca.com.br/conheca-20-bibliotecas-digitais-com-arquivos-gratuitos/

http://bdtd.ibict.br/vufind/ -- teses e dissertações

http://bndigital.bn.gov.br/ -biblioteca nacionals

Justiça restaurativa:

http://www.justica21.org.br/interno.php?ativo=BIBLIOTECA&sub_ativo=TODOS&pagatual=3

 

 

FONTES INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO

http://www.iberoamericadigital.net/es/Inicio/

https://www.wdl.org/pt/