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CPA

PROCESSOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


A CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constitui-se na forma da Lei e, inicialmente, propõe um trabalho de conscientização da importância da participação dos docentes, técnicos-administrativo, estudantes, dirigentes e representante(s) da sociedade, com o firme propósito de contextualizar e sensibilizar a respeito do projeto do curso e das diversas formas em que todos podem emprestar sua contribuição, conforme disposto no regulamento próprio. A CPA tem sua instituição através de um ato administrativo da Direção da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya e tem a responsabilidade de conduzir o processo de autoavaliação, bem como de sistematizar as informações coletadas e interpretá-las de acordo com as finalidades e a Missão da instituição.

COMPOSIÇÃO DA CPA é adotada da seguinte forma:

01 (um) membro coordenador da CPA: Cristiano Goulart Borges

01 (um) representante da Instituição: Deise Oss Emer

01 (um) representante dos docentes: Paulo Junior Penna Pivetta

01 (um) representante dos discentes de cada curso: Grégori Martha (Sistemas para a Internet) e Daniel Roberto Mendes (Redes de Computadores)

01 (um) coordenador de curso (eleito pelos seus pares): Cristiano Goulart Borges

01 (um) representante técnico-administrativo (representa os colaboradores da Faculdade): Thamires Martinez Silva

01 (um) representante da comunidade externa (representa a sociedade em geral): Salvatore Santagada

OBJETIVOS DA CPA

a) Disseminar a cultura de autoavaliação na Instituição;
b) Incentivar a participação coletiva nos processos de autoavaliação;
c) Disponibilizar os dados da autoavaliação de forma ampla, utilizando-os como base do processo decisório como apoio na gestão acadêmica e administrativa;
d) Utilizar as metodologias e tecnologias disponíveis na Instituição para a otimização do processo;
e) Investir em espaços de discussão colegiada, a fim de privilegiar a reflexão e a troca de experiências entre os diversos atores da comunidade interna;
f) Utilizar os dados da avaliação externa, da autoavaliação, da avaliação dos cursos e do ENADE para a qualificação do processo de avaliação institucional e meta.

INSTRUMENTOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

a) Questionário de Avaliação: Desenvolvido e aplicado de acordo com cada uma das ações definidas no Programa de Avaliação Institucional. Estes questionários podem ser aplicados de forma presencial ou através de formulário eletrônico.
b) Relatórios: Elaborados a partir dos dados coletados através dos questionários, tem por objetivo sistematizar as informações como forma de contribuir com o processo de discussão e decisão.
c) Discussão: A organização administrativa da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya está baseada em colegiados, conforme previsto no seu Regimento Interno. Esta formatação permite um processo de discussão colaborativa, com vistas a garantir a criação de soluções e tomadas de decisões coletivas para a superação ou consolidação de problemas e melhorias.
d) Participação da comunidade acadêmica: Com o objetivo de gerar o sentimento de responsabilidade compartilhada está prevista uma atuação constante e permanente na promoção do envolvimento de professores, alunos, funcionários, comunidade e egressos, através de seminários de sensibilização, eventos para divulgação de resultados, atividades de capacitação etc.

A metodologia utilizada para construção e aplicação das pesquisas pressupõe como diretrizes gerais: Garantir um ensino de qualidade; Promover a integração da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya com a comunidade; Preparar a Instituição para os desafios futuros; Incentivar e manter a pluralidade das ideias.

 

Você pediu, nós ouvimos e realizamos


Avaliação Institucional

Laboratórios Virtuais
Rede Wi-Fi
Ampliação do horário de atendimento presencial
Aproximação constante do ensino com o Mercado de Trabalho
Utilização de Redes Sociais
Revisão e ampliação do Programa de Bolsas e Incentivo
Eventos de Integração

Desenvolvimento Institucional

Cursos de Pós-graduação
Eventos para difusão do conhecimento
Termos de cooperação e convênios
Programa de Inclusão Social

Infraestrutura Física

Revisão e atualização contínua dos computadores e laboratórios
Aumento da velocidade da Internet
Utilização de notebooks em laboratórios para aumento da mobilidade e flexibilidade
Atualização sistemática do Acervo Bibliográfico
Manutenção do padrão de limpeza
Observação constante para com as questões referentes à Acessibilidade

Políticas Acadêmicas

Revisão do PPC de Redes de Computadores
Revisão do PPC de Sistemas para Internet
Avaliação sistemática de Cursos e Programas
Ampliação de iniciativas para o Desenvolvimento Acadêmico
Diversificação na oferta dos Cursos de Extensão
Fóruns entre docentes, discentes e sociedade
Projeto "Caminhos Seguros" - Parceria com a Brigada Militar
Revisão do horário das aulas
Ampliação do atendimento Psicopedagógico

Políticas de Gestão

Incremento na qualificação dos Professores
Financiamento Próprio
Novas modalidade de Bolsas de Incentivo